Com tantas palavras do turismo corporativo é normal ficar meio perdido, não é mesmo? Nesse segmento há muitos termos que necessitam ser conhecidos para o entendimento dos diversos processos que abrangem uma viagem corporativa.
Sendo assim, a Dynamic Travel preparou, para você, um dicionário de viagens corporativas com os principais termos utilizados no dia a dia. Confira!
AGÊNCIA
T.M.C: “Travel Management Company”, tradução para Agência de Viagens Corporativas, são empresas que prestam suporte e gerenciam viagens para outras organizações.
OTA: “On-line Travel Agency”, ou seja, Agência de Viagens On-line, são as agências que disponibilizam seus serviços totalmente on-line para todos os públicos.
AÉREO
Arrivals: Área destinada ao desembarque de viajantes.
Departure / Origem: Área destinada para embarque de viajantes.
Conexão: É a troca de equipamento (avião, trem, barco) durante a viagem.
Escala: Trata-se de uma parada, sem a troca de equipamento (avião, trem, barco).
Non stop: Termo utilizado para designar os voos diretos, sem nenhuma conexão ou escala.
One way: Passagens só de ida.
Round trip: Passagem de ida e volta.
Upgrade: Quando o passageiro utiliza um serviço em nível superior ao contratado, em caráter de cortesia.
Downgrade: Quando o passageiro utiliza um serviço em nível inferior ao contratado.
Bumping: Ocorre quando não é permitido o embarque do passageiro, em um voo previamente confirmado, em razão de um overbooking.
Carry On: conhecido também como hand baggage, ou seja, a bagagem de mão. As dimensões autorizadas para essas bagagens são de 55 cm (altura) x 35 cm (largura) x 25 cm (espessura), com as alças, bolsos e rodas incluídas.
HOTELARIA
Check-in / check-out: Procedimento de entrada (check-in) e saída (check-out) em hotéis e voos.
Early check-in: Acontece quando o hóspede dá início a sua estadia no hotel antes do horário comum de check-in, que costuma ser ao meio dia.
Late check-out: Acontece quando o hóspede finaliza a sua estadia no hotel após o horário comum de check-out, que costuma ser ao meio dia.
Single room: Quarto para somente uma pessoa.
Double room: Quarto para duas pessoas, podendo ser com duas camas de solteiro (double twin) ou uma de casal.
Room service: Serviço de alimentos e bebidas servidas no quarto.
Day-use: Termo utilizado para uma micro estadia, ou seja, para quando não há a necessidade de dormir no hotel. Este servirá como suporte para atender as necessidades básicas do colaborador como se alimentar, tomar banho, descansar, entre outros. Essa opção é comumente usada para um período curto (poucas horas) ou para atender um early check-in e late check-out.
FOP: “Form of Payment” ou Forma de Pagamento.
Cash: Pagamento à vista.
VCN: “Virtual Card Number” pratica de geração de número de cartão exclusivo para uma única transação.
Ghost Card: “BTA” Business Travel Account, cartão virtual para pagamento de serviço de viagens.
Faturamento: É uma prática de cobrança do fornecedor diretamente para a agência, onde posteriormente o cliente é cobrado.
LOCAÇÃO DE CARROS
Acordo Tripartite: Acordo entre agência de viagens corporativas, locadora de veículos e cliente para garantir a parceria das três partes, visando melhores tarifas e personalização no atendimento, como exemplo, o colaborador não precisa apresentar cartão de crédito pessoal para bloqueio de caução.
Rent: Termo utilizado para aluguel de carros. Podendo ser aplicado para casas e apartamentos.
Caução: É uma prática mundial das locadoras de veículos que bloqueiam um valor no cartão de crédito do condutor do veículo locado.
FINANCEIRO
RAV: Remuneração do Agente de Viagens.
Transaction Fee: Valor fixo e transparente que o cliente irá pagar pelas transações emitidas, facilitando o processo de conferência no dia a dia do cliente.
Taxa DU: Taxa percentual de 10% implícita no valor do serviço emitido.
ATP Average Ticket Price: O valor médio por bilhete.
Bugdet: Significa orçamento destinado às viagens. É utilizado também para designar produtos ou serviços econômicos.
TERMOS GERAIS
No-show: Acontece quando um viajante confirmado não comparece, seja para o embarque de um voo ou para uma hospedagem.
Voucher: É o documento que apresenta as condições da reserva ou compra efetuada.
Traslado / transfer: É o transporte terrestre de um passageiro, seja para chegada/in ou saída/out.
Overbooking: é o termo utilizado para venda superior a capacidade de acomodação dos viajantes, tanto em companhias aéreas como em hotéis.
S.L.A.: O “Acordo de nível de serviço”, é usado para definir e medir inúmeros indicadores atrelados a prestação de serviços.
Reembolso de passagem: São processos de solicitação de retorno de crédito (parcial ou total) de tickets não voados.
Política de viagens: Documento no qual estão reunidos todos os regulamentos e procedimentos que envolvem todo o processo de uma viagem corporativa, como regras de compras de passagens, hospedagem, limite de gastos e mais.
Para mais detalhes, confira nosso artigo introdutório sobre política de viagens e um recente sobre como elaborar e reestrutura-la.