Início » Gestão de Viagens: como saber se a sua política de viagens está sendo utilizada corretamente?

Gestão de Viagens: como saber se a sua política de viagens está sendo utilizada corretamente?

Segundo relatório publicado pela Global Business Travel Association (GBTA) e Visa, no ano de 2022, os gastos globais com viagens corporativas tiveram um aumento gradativo de 47%, chegando a US$ 1,03 trilhão. Já até o final deste ano, o crescimento esperado será de 32% e, conforme o previsto, esses gastos chegarão a US$ 1,4 trilhão em 2024.

Conforme o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP) divulgou dados importantes sobre o setor em 2023, o que confirma que as viagens corporativas alcançaram mais de R$ 11,37 bilhões até outubro. A expectativa é que até dezembro esse valor chegue a em torno de R$ 13 bilhões, o que será considerado um recorde. 

Com base nesse crescimento contínuo do turismo de negócios, tornou-se crucial a gestão eficaz de viagens corporativas. 

Uma política de viagens bem estruturada não apenas proporciona eficiência operacional, mas também certifica que os colaboradores estejam alinhados com regras e procedimentos, garantindo conformidade e otimizando recursos. 

O cumprimento rigoroso dessas políticas fortalece a cultura organizacional e contribui diretamente para resultados positivos nas viagens corporativas, destacando a relevância de uma gestão estratégica para alcançar objetivos empresariais.

 

Como saber se os colaboradores estão respeitando a política de viagens? 

Relatórios extraídos de sistemas são apenas uma parte do processo para fazer uma gestão sobre os gastos com viagens corporativas. 

Sabemos que tempo é dinheiro, e por muitas vezes os gestores de viagens têm outras atividades e responsabilidades para gerenciar. Por essa razão, a contratação de uma agência de viagens corporativas torna-se fundamental para apoiá-los nesses processos. 

Como uma agência de viagens corporativas melhora diretamente os resultados da gestão de viagens dos clientes?  

Para entregar e mostrar ao cliente soluções de melhoria e redução de custos, a agência de viagens corporativas deve: 

1º Ter entendimento conciso sobre o cliente, como:

  • Por qual motivo ele precisa deslocar a trabalho seus colaboradores; 
  • Compreender o perfil, a recorrência e demanda do cliente; 
  • Compreender o comportamento de consumo nos últimos meses; 
  • Analisar quais são os principais destinos, rotas, hotéis e períodos de locação de carros desse cliente;
  • Analisar qual é o público que solicita as viagens, com qual recorrência, a antecedência dessas viagens e quais são suas características (se são emergenciais ou programadas).
 

2º Realizar a extração de relatórios 

  • Extrair de todos os canais de operação em que o cliente realiza suas solicitações de viagens;
  • Conferir, organizar e planilhar os dados.
 

3º Transferir os dados para uma plataforma de Business Intelligence 

4º Analisar criteriosamente todos os aspectos do que foi realizado com o que está previsto na política de viagens corporativas 
Como, por exemplo: 

  • Analisar a antecedência média dos pedidos de viagens;
  • Avaliar a discrepância de valores, com o mínimo ofertado e com a tarifa escolhida pelo solicitante;
  • Analisar a taxa de viagens emergenciais x viagens programadas;
  • Conferir itens ou particularidades que estavam previstas na política de viagens do cliente e que não foram cumpridas, entre outros.

5º Após essa análise, é possível indicar: 

  • Índice de solicitantes que estão aderindo corretamente à política de viagens da empresa;
  • Índice de solicitantes que não estão aderindo corretamente à política de viagens;
  • Quantidade de ocorrências de viagens emergenciais;
  • Quantidade de passagens perdidas;
  • Quantidade de no-show em hotéis;
  • Apresentar o ticket médio;
  • Avaliação dos principais trechos, o que possibilita à agência tentar negociações estratégicas com companhias aéreas;
  • Avaliação dos principais hotéis por região, o que possibilita à agência tentar negociações estratégicas de tarifas de acordo com redes hoteleiras. Às vezes, o cliente possui uma demanda expressiva para uma determinada região, porém ele hospeda seus colaboradores em diferentes hotéis. Com base nessas análises, a agência consegue identificar essa questão e propor a concentração desses colaboradores em uma quantidade reduzida de hotéis. Ou seja, a agência consegue apresentar o nível de ocupação ou room nights para tentar negociar uma tarifa inferior ao cliente, entre outros.

 

Com um estudo mais aprofundado, a agência cada vez mais é capaz de analisar, identificar e prover informações que possibilitarão oportunidades de melhoria nos processos de viagens corporativas.  

6º Apresentar ao gestor de viagens os pontos positivos e pontos de oportunidade sobre o processo de gerenciamento de viagens corporativas 

 
 

Todo esse estudo, análise, consultoria e gestão que você acabou de ler a Dynamic Travel aplica para seus clientes. Além de todo o atendimento personalizado, flexibilizamos a entrega de serviços e nos adaptamos facilmente aos processos de cada cliente, para que assim seja fácil e rápida e identificação de pontos positivos e de oportunidade de cada cliente. 

Na Dynamic Travel, defendemos que, mediante uma boa gestão estratégica de viagens corporativas, se torna mais fácil e acessível fazer uma análise assertiva sobre como potencializar ainda mais a gestão de viagens alinhada às diretrizes e particularidades de cada política de viagens das empresas. 

Conte agora mesmo com um verdadeiro parceiro de viagens corporativas. Fale com nossos especialistas pelo [email protected]

Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *