Início » Como a cultura organizacional influi no ambiente de trabalho e quais os seus benefícios?

Como a cultura organizacional influi no ambiente de trabalho e quais os seus benefícios?

A cultura organizacional refere-se ao conjunto estratégico de valores, crenças, comportamentos, normas e práticas que definem uma organização e sua posição no mercado. Sua realização define a forma como a organização conduz seus negócios e o tratamento de seus clientes e parceiros, influenciando a interação entre eles, como o trabalho é realizado e como a empresa é vista interna e externamente. 

Em uma pesquisa realizada pela Futuro S/A, empresa de consultoria em transformação cultural, 88% dos respondentes consideram “Cultura” como um dos pilares mais importantes para a estratégia e o sucesso de uma empresas nos próximos anos, deixando claro o papel fundamental da cultura empresarial na determinação do ambiente de trabalho e no alcance dos objetivos da organização.

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional? 

Quando falamos sobre cultura organizacional, referimo-nos aos princípios e às crenças fundamentais que definem a identidade da empresa, sendo considerada a sua “personalidade”. Já o clima organizacional é a percepção dos colaboradores em relação à organização, refletindo seus sentimentos quanto ao ambiente de trabalho. Normalmente, quando as ações da empresa são condizentes com sua cultura, exercitando os colaboradores a terem motivação e engajando a equipe, o clima tende a ser o melhor possível. 

E quais são os tipos de cultura organizacional?

Segundo o teórico Charles Handy, existem quatro tipos de cultura organizacional:

Cultura de papéis: consiste em cada colaborador ter sua função bem delimitada dentro da organização, modelo comum em empresas tradicionais e com pouco destaque no mercado. De maneira geral, não há muita flexibilidade, e há uma baixa capacidade de adaptações em situações de imprevistos.

Cultura de poder: refere-se ao poder centralizado, ou seja, a hierarquia é o ponto principal da empresa. A gestão é feita por aqueles que estão no topo, não dando voz ao restante dos colaboradores. Esse modelo está presente nas pequenas empresas que estão em busca de poder, desvalorizando o trabalho em equipe e criando um ambiente de trabalho competitivo.

Cultura de pessoas: já neste modelo, o ponto principal é o desenvolvimento e bem-estar dos integrantes da empresa, sendo a opção mais flexível e inovadora. É aplicado por organizações que possuem uma boa gestão de pessoas, estimulando o trabalho em equipe e a criatividade do todo, trazendo assim bons resultados.

Cultura de tarefas: por fim, como o nome já diz, neste modelo o foco é a realização das tarefas. Baseia-se na contratação de profissionais exatos para a solução de problemas específicos, em que o profissional acaba assumindo responsabilidades e possui liberdade para realizá-las da maneira como julgar adequado. Costuma ser adotada pelas empresas de forma positiva, pois estimula a autonomia e os colaboradores se sentem valorizados.

Quais são os pontos importantes em uma cultura organizacional?  

Em uma cultura organizacional, vários pontos importantes podem ser identificados. Estes são alguns dos elementos-chave:

  • Os valores que guiam as ações e decisões dos funcionários e da organização;
  • A missão e a visão precisam estar bem estabelecidas para uma cultura empresarial de sucesso;
  • A comunicação facilitada – desde a comunicação interna até como os funcionários se comunicam entre si;
  • O estilo de liderança e o comportamento dos líderes;
  • Como o desempenho é reconhecido e recompensado na organização;
  • Como a empresa promove a inclusão e a diversidade em seu ambiente de trabalho;
  • A disposição da organização para a inovação e o aprendizado contínuo;
  • O compromisso com a ética nos negócios e a responsabilidade social corporativa;
  • A importância dada ao trabalho em equipe e à colaboração entre os funcionários;
  • A abertura à crítica construtiva e a busca constante pela melhoria.
 

Confira os benefícios de investir em uma cultura organizacional 

  • Define a identidade da empresa;
  • Reflete sua ética e moralidade;
  • Promove a coesão e o engajamento dos funcionários;
  • Contribui para um ambiente mais positivo;
  • Garante times mais integrados;
  • Influencia as decisões tomadas na organização;
  • Atrai talentos que se identificam com os valores da empresa;
  • Retém funcionários que se encaixam na cultura;
  • Impacta positivamente o desempenho da organização;
  • Afeta a percepção dos clientes, parceiros e fornecedores em relação à empresa.
 
 
 

Aqui, na Dynamic Travel, contamos com uma cultura de pessoas pautada por valores éticos e profissionais, os quais avaliamos frequentemente por meio de ferramentas para medição do clima e cultura, como a PCO (Pesquisa de Clima Organizacional). Quando falamos em cultura ética e profissional, não consideramos somente as pessoas envolvidas diretamente em nosso dia a dia, como os fornecedores, clientes e acionistas, mas também todo o nosso entorno, como a nossa Placa ExperienceTrata-se de uma experiência em forma de viagem de incentivo aos nossos colaboradores, buscando o engajamento e o sucesso do time como um todo.

Contamos com ótimos profissionais capacitados, treinados e engajados para gerar sempre o melhor para todos. Nossa cultura humanizada é um dos nossos grandes diferenciais. Venha fazer parte do nosso time! Cadastre seu CV em nosso banco de talentos.

 
Fale já com a nossa equipe de especialistas para se tornar cliente: [email protected]m.br

Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *