Início » Dynamic is Cool: A importância de investir em jovens aprendizes

Dynamic is Cool: A importância de investir em jovens aprendizes

O que é o programa de aprendizagem?

O jovem aprendiz, ou menor aprendiz, faz parte do Programa de aprendizagem regido pela lei 10.097/2000. Essa lei determina que empresas de médio e grande porte contratem entre 5% e 15% de jovens de 14 a 24 anos como aprendizes. O programa tem como principal objetivo a inclusão de jovens no mercado de trabalho, oferecendo capacitação e desenvolvimento profissional para que se tornem talentos qualificados. Além de representar uma oportunidade valiosa para quem busca o primeiro emprego, o programa traz benefícios fiscais.

Quais são os requisitos para ser um aprendiz?

  • Estar matriculado e frequentar o ensino fundamental ou médio;
  • Idade mínima entre 14 e 24 anos (exceto pessoas com deficiência, que não há limite de idade);
  • Manter a frequência nas atividades teóricas, além de participar das atividades práticas.
 
 
Como funciona a carga horária e duração do contrato?

 

A duração do programa formalizado pode variar, tendo um limite máximo de 2 anos. Durante o contrato, o aprendiz deve estar matriculado em um curso profissionalizante para desenvolver suas habilidades teóricas. Se contratado para trabalhar 5 dias na semana, 1 dia será reservado para a capacitação do jovem. Em relação às atividades práticas, o gestor do aprendiz deve capacitá-lo fazendo um treinamento para o desempenho de suas funções. A carga horaria semanal é de 30 horas, ou seja, não pode exercer 6 horas diárias.

Sobre o Dynamic is cool

O Programa Dynamic is cool foi lançado em 2023 com o objetivo de desenvolver jovens talentos no setor de turismo, focando em eventos e viagens corporativas. Ao longo do programa, os participantes contam com planos de acompanhamento individual e feedbacks contínuos que são ferramentas essenciais para o crescimento profissional. A capacitação oferecida pelo programa visa formar profissionais qualificados, prontos para se destacar em um mercado altamente competitivo.

Com uma taxa de efetivação de 100% dos participantes da primeira edição, a empresa decidiu expandir o número de vagas para a nova fase do programa. O sucesso alcançado de novas oficinas de aprendizado, ampliando as oportunidades e fortalecendo ainda mais a inserção desses jovens no mercado de trabalho.

O processo seletivo foi desafiador, dada a alta procura. “Recebemos cerca de 800 inscrições, das quais 247 passaram para a segunda etapa, que envolvia a redação de uma resposta sobre o motivo de quererem participar do programa. Ficamos encantados com as respostas e selecionamos 27 para a fase presencial. Desses, 15 participaram e, ao final, efetivamos 8 jovens talentos,” explicou Cleusimar responsável pelo projeto.

Qual é a importância de ter um aprendiz na equipe? 

 

Agora que você já conhece o programa de jovens aprendizes, vamos explorar a importância de contar com um aprendiz na sua empresa e os principais benefícios que essa contratação pode trazer. 
 
 
  1. Formação de novos talentos 
 
O programa de aprendizagem permite que sua empresa capacite e forme futuros profissionais de acordo com sua cultura organizacional e necessidades especificas, moldando o talento desde cedo.
 
 

2. Responsabilidade social

Ao contratar aprendizes, a empresa contribui para o desenvolvimento social, oferecendo oportunidade para jovens iniciarem sua carreira profissional e adquirir a primeira oportunidade de trabalho.
 
3. Inovação e novas ideias 
 
A presença de Jovens aprendizes em uma empresa trazem uma nova perspectiva, com ideias inovadoras, contribuindo para a modernização de processos, promovendo a criatividade no ambiente de trabalho. Com suas ideias diversificadas, eles são capazes de oferecer soluções novas para desafios cotidianos. Quando bem treinados, esses jovens contribuem ativamente, especialmente em momentos críticos, agregando valor ao desempenho da equipe.
 
4. Incentivo fiscal
 
Além de todos os benefícios operacionais, a contratação de jovens aprendizes ainda oferece vantagens financeiras significativas para a empresa. Como exemplo podemos destacar citar: dispensa de aviso prévio remunerado, isenção de multa rescisória e a redução do recolhimento do FGTS para apenas 2% gerando uma economia considerável.
 
“Olhar para a comunidade e oferecer oportunidades faz parte do nosso propósito. Acreditamos muito na capacitação e no desenvolvimento das pessoas. Contribuir com a transformação da realidade de cada jovem é, sem dúvida, uma de nossas melhores escolhas,” 
 
– Rafael Malfará, Diretor da Dynamic Travel.
 
 
 

Fale já com um dos nossos especialistas e saiba como potencializar sua gestão de viagens corporativas através do e-mail [email protected]

Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 19 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *