Início » 5 dicas e soluções para minimizar problemas com bagagens em viagens internacionais

5 dicas e soluções para minimizar problemas com bagagens em viagens internacionais

As viagens internacionais possibilitam o contato com diferentes culturas, idiomas, modos de vida, histórias, proporcionando momentos inesquecíveis na vida de todo viajante. Portanto, as viagens internacionais são extremamente importantes para gerar grandes oportunidades de negócios em todo o mundo. 

Nos últimos anos, o interesse por destinos internacionais tem crescido exponencialmente, principalmente para os Estados Unidos, Portugal e Paraguai, refletido na expansão do mercado de turismo no Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado, o setor registrou uma alta de 22% em relação a 2021, atingindo US$ 7,7 trilhões de contribuição para o PIB dos países. 

Assim, é fundamental estar atento aos cuidados com as bagagens para garantir uma experiência tranquila, evitando contratempos e garantindo uma jornada livre de preocupações em viagens internacionais. 

Reunimos, neste artigo, dicas essenciais e soluções inteligentes para proteger suas bagagens e evitar situações não planejadas.

Confira 5 dicas para minimizar as chances de problemas relacionados à bagagem durante sua jornada internacional 

  • Certifique-se de etiquetar suas malas de forma clara, com fitas coloridas para fácil identificação e com informações de contato atualizadas, facilitando a localização em caso de extravio;
  • Utilize cadeados TSA, permitindo que as autoridades inspecionem sua bagagem sem danificá-la;
  • Evite carregar objetos de valor na bagagem despachada e, se possível, leve-os na bagagem de mão;
  • Verifique sempre as restrições de peso e tamanho impostas pela companhia aérea;
  • Considere embalar itens frágeis com cuidado.
 

Soluções para quando a bagagem não chega ao destino planejado

Situações como atraso de bagagem podem ocorrer em suas viagens. Para reduzir as dores de cabeça, siga as sugestões a seguir:

  • Dirija-se ao balcão da companhia aérea e relate o ocorrido, fornecendo dados precisos sobre sua bagagem e os voos em questão;
  • Solicite o documento RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem), essencial para que o problema fique registrado e para você conseguir acompanhar o rastreio;
  • Caso a viagem internacional tenha sido adquirida por uma agência de viagens corporativas, reporte a situação para seu consultor dedicado, que imediatamente fará contato com a companhia aérea;
  • Fique atento aos canais principais de contato para obter atualizações sobre o status da busca;
  • Armazene todos os recibos e comprovantes, caso a situação resulte em despesas extras.
 
 

Portanto, a questão das bagagens perdidas e extraviadas nos aeroportos é um problema que transcende a perda de pertences pessoais. Contudo, situações como essa podem acarretar preocupações significativas relacionadas à segurança dos passageiros, à atenção e ao dever de cuidado por parte das companhias aéreas, principalmente pelo salto nas taxas de extravio de bagagens, devido ao aumento do número de passageiros. Segundo a SITA, em 2022 as bagagens que sofreram atrasos representaram 80% de todas as malas extraviadas.

Sendo assim, garantir a segurança dos viajantes não se limita aos procedimentos de triagem e inspeção; também envolve a responsabilidade de as companhias aéreas garantirem que as bagagens sejam manuseadas e rastreadas com precisão, garantindo que a experiência de voar seja mais tranquila e confiável para todos. 


E lembre-se: todas as companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão. A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm x 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos).

 
Fale com um dos nossos especialistas pelo: [email protected].br e venha ser nosso cliente!

Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *