Whatsapp
Instagram
Facebook
Linkedin
RETORNAR A PÁGINA INICIAL
A preparação da bagagem com antecedência é fundamental quando se trata de garantir o sucesso em diversas situações, seja em viagens corporativas, participação em eventos, viagens de incentivo ou a lazer. Para evitar prejuízos e dores de cabeça, é indispensável realizar um checklist para conferir se todos os itens necessários estão na bagagem, desde materiais de trabalho até documentos essenciais, como passaporte e cartões.
Destacamos também a importância da atenção e do cuidado com a bagagem com e os itens que não devem ser transportados, especialmente em aeroportos. Alguns aspectos são cruciais para todos os viajantes. Essa vigilância constante contribui para evitar acidentes e situações que possam ameaçar a segurança do passageiro.
É preciso atenção durante o despacho da bagagem
Pode haver situações em que as companhias aéreas oferecem o despacho gratuito da bagagem de mão devido ao excesso de bagagem a bordo. Nesses casos, é importante estar atento e preparado para a possibilidade de sua bagagem de mão ser despachada.
Para facilitar a identificação e recuperação de sua bagagem, é aconselhável utilizar identificadores como fitas coloridas ou etiquetas personalizadas. Além disso, antes de entregar sua bagagem, verifique se ela foi devidamente etiquetada com suas informações de contato atualizadas, para garantir que, caso seja despachada, seja rastreada e devolvida com eficiência.
Por que uma bagagem é extraviada?
As bagagens podem ser extraviadas por diversas razões e fatores, porém, os mais comuns são:
- Voos com conexões curtas;
- Possíveis erros por parte dos funcionários de companhias aéreas;
- Mudança de itinerário;
- Perda da identificação da mala;
- Furto;
- Dificuldades climáticas.
O que fazer caso a bagagem seja extraviada, avariada ou violada?
Segundo a Sita, empresa especializada em tecnologia para o setor aéreo, o índice de bagagem extraviada teve queda de 50% nos últimos dez anos. Ainda assim, são cerca de 25 milhões de malas perdidas por ano em todo o mundo. Em situações de extravio, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) sugere que, assim que notar sua falta, comunique o fato imediatamente à companhia aérea, apresentando o comprovante de despacho da bagagem. Se localizada, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo viajante. Caso contrário, a empresa deverá indenizar o passageiro em até sete dias. Em casos de bagagem avariada ou violada, deve-se procurar a empresa para relatar o caso, preferencialmente ainda na sala de embarque. O comunicado poderá ser registrado em até sete dias após o recebimento da bagagem. Em casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. Em caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro. Uma forma de reduzir essa dor de cabeça é contratando um seguro viagem! Em caso de extravio, danificação ou furto, a seguradora possui toda a assistência para que o viajante seja indenizado até o valor total da cobertura contratada. É possível reduzir o risco de ter a bagagem extraviada?
Sim, é possível tomar algumas medidas para reduzir o risco de ter sua bagagem extraviada ao viajar:
- Colocar os itens essenciais na bagagem de mão;
- Etiquetar devidamente as bagagens;
- Fazer uma lista com todos os itens que estão dentro da mala;
- Chegar cedo ao aeroporto;
- Se possível, optar por voos diretos ou com conexões longas;
- Investir em companhias aéreas que oferecem rastreamento de bagagem;
- Evitar voos muito cheios.
Venha ser um cliente Dynamic. Fale já com nossos especialistas pelo [email protected]m.br
Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em
viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência
do viajante a mais de 16 anos.