Início » Saiba quais são as principais diferenças entre classe econômica, econômica premium, executiva e primeira classe

Saiba quais são as principais diferenças entre classe econômica, econômica premium, executiva e primeira classe

O número de viagens aéreas cresceu em 2022, sendo representado por 64,4% se comparado ao ano de 2021. Já o setor de viagens corporativas no Brasil finalizou o ano com um faturamento estimado em R$ 11,2 bilhões, registrando uma pequena diferença de 1,6% em 2019. 

Segundo a Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp), a locação de veículos obteve destaque, se comparado com quatro anos atrás, e fechou com um faturamento de 83% a mais. Outra atividade econômica corporativa que amplificou é o transporte rodoviário coletivo de passageiros, com uma receita total 117% superior. No mês de dezembro de 2022, o segmento movimentou cerca de R$ 925 milhões, resultando em um aumento acima do verificado no ano que antecedeu a pandemia do Covid-19.

Após a ampliação significativa de viagens corporativas, é possível observar que as organizações, em sua maioria, optam pela compra de passagens aéreas de classe econômica para diminuir gastos. Entretanto, o assento pode ter influência direta na saúde e conforto do viajante dependendo das horas de voo. Para evitar frustações durante o trajeto, pode-se adquirir uma classe superior ou um assento conforto, assim o viajante se sentirá mais confortável e terá uma experiência melhor. 

 

Entenda quais são as principais diferenças entre as classes ofertadas nos voos

Classe econômica

Esta classe é uma das mais utilizadas, por ter um custo menor, se comparada às outras classes. Entretanto, também usufrui de vantagens, sendo elas: 

  • Wi-Fi;
  • TV (dependendo do horário de voo e rota);
  • Comidas e bebidas gratuitas;
  • Poltronas ajustáveis, reclináveis e com encosto de cabeça.
Classe econômica premium 
 

O objetivo desta classe é oferecer mais conforto aos passageiros, contando com uma experiência de voo ainda melhor e um excelente custo-benefício.

Quem escolhe essa categoria usufrui de assentos mais largos e aconchegantes, com poltronas ajustáveis e reclináveis, além de outras vantagens e diferenciais, sendo eles:  

  • Check-in prioritário;
  • Variedade nas escolhas dos pratos; 
  • ala VIP nos aeroportos; 
  • Wi-Fi;
  • Entretenimento, como TV, e, dependendo da companhia aérea, fones de ouvidos completam o pacote;
  • Mais espaço para guardar as bagagens.
 
Classe executiva

Ao adentrar no avião, a diferença é perceptível. Os assentos são mais cômodos, com espaços de 86,36 centímetros cada, e se transformam em uma cama, proporcionando ao passageiro uma viagem muito mais agradável, principalmente se for um voo com longa duração. Sendo assim, disponibiliza de diversos benefícios, sendo eles: 

  • Algumas empresas aéreas oferecem um serviço de translado pessoal para levar os seus clientes ao aeroporto, dependendo da distância em que os viajantes se encontram;
  • Após fazer o check-in e despachar as bagagens, é possível ficar em uma sala privada, desfrutando de buffet, café e bares até o horário do voo;
  • Atendimento exclusivo a bordo;
  • Cardápio com grande variedade, incluindo sobremesas e um minibar. 
  • Internet, TV touchscreen, controle da poltrona, tomada USB e fone de ouvido. 
E se engana quem acredita que a classe executiva é ofertada apenas para voos internacionais. No Brasil, as companhias aéreas Latam Airlines, Azul e Gol oferecem aos seus clientes uma melhor experiência a bordo. 

Primeira classe

Sem dúvida esta é a experiência mais luxuosa que o viajante pode ter. O serviço a bordo da primeira classe conta com:

  • Check-in rápido;
  • Sala VIP e exclusiva com bares, restaurantes, entretenimento e muito mais; 
  • Cabine particular com poltrona reclinável, que também se transforma em cama, podendo ajustar sua inclinação através de um controle remoto, contando com travesseiro e cobertor para melhor atender o passageiro;
  • Wi-Fi, TV com tela maior e touchscreen, tomada USB para carregar aparelhos eletrônicos, fone de ouvido com melhor qualidade e necessaire com produtos de higiene pessoal; 
  • Cardápio com refeições completas;
  • Minibar ou barman próprio.
 
Entre todas os ganhos citados, os assentos contam com dispositivos que garantem a privacidade do passageiro durante todo o voo, além de atendimento VIP customizado e de alto nível.
 
 
 Existem voos de primeira classe no Brasil?

A resposta é não. Os voos nacionais não possuem esta categoria, nem mesmo diferenciação de cabines, como as classes econômica e executiva. 

Portanto, para viver a experiência de viajar na primeira classe, é necessário que a viagem seja internacional, dependendo de você para decidir qual será o destino!

Confira a seguir 23 companhias aéreas que possuem primeira classe

Singapore Airlines, Emirates, Swiss International Air Lines, Air France, ANA All Nippon Airways, Lufthansa, Japan Airlines, Qatar Airways, British Airways, Korean Air, Cathay Pacific Airways, Etihad Airways, Garuda Indonesia, Qantas Airways, China Eastern Airlines, Oman Air, China Southern Airlines, Saudi Arabian Airlines, Thai Airways, Asiana Airlines, SWISS, American Airlines.

 
 
Aqui, na Dynamic Travel, provemos soluções para reduzir custos com viagens corporativas em diversas frentes, sempre prezando por um atendimento personalizado, do jeito que você deseja ser atendido. Estar em conformidade com a sua política de viagens é essencial para que a entrega seja feita dentro das expectativas acordadas, garantindo uma experiência ímpar para viajantes da sua empresa. 
 
Se você deseja intensificar a sua gestão de viagens corporativas, fale com um de nossos especialistas!
 

Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *