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10 dicas para melhorar a experiência nos aeroportos

Ao fazer uma viagem corporativa, o viajante passa por diversas etapas antes e depois do embarque. Durante esses procedimentos podem ocorrer problemas que comprometem o seguimento da viagem e também a experiência do viajante, como excesso de peso da bagagem, documentação em falta ou errada, extravios e atrasos. Em vista disso, o presente artigo traz algumas dicas que visam facilitar os processos que contemplam uma viagem e prevenir os viajantes de possíveis contratempos.

1. Cuidados com a Covid-19

Com a pandemia de covid-19, muitos países adotaram regras em suas fronteiras para controlar o avanço do contágio. Desse modo, é de extrema importância verificar os requisitos de entrada em cada país de destino. Certifique-se das regras para vacinados e não vacinados e atente-se aos testes e documentos exigidos. Vale ressaltar que na maioria dos aeroportos ainda estão em vigor regras sanitárias como o uso de máscaras. 

Você pode conferir em nosso site publicações periódicas com as principais atualizações sobre covid-19 e requisitos para a entrada de viajantes em diversos países.

2. Documentação

Sabe-se que para viajar é necessária a apresentação de alguns documentos, como passaporte, visto de trabalho, visto de negócio, Carteira Nacional de Habilitação e identidade. Em vista disso, certifique-se com antecedência de quais documentos são requeridos e verifique a validade deles. Além disso, esteja com o cartão de embarque e desembarque impresso ou online, para evitar transtornos.

Outra consideração importante é deixar todos esses documentos em um local de fácil acesso, como bagagem de mão ou bolsa. No caso de viagens internacionais, vale colocá-los todos em uma pasta.

3. Bagagens

Fique atento ao peso das bagagens, pois possuem um limite de peso para serem despachadas. Assim, é importante certificar-se do peso permitido e verificar antes da viagem se o peso da sua bagagem está dentro do limite. Vale lembrar que as malas de mão também possuem um peso limite para serem guardadas no bagageiro da aeronave. Caso seja ultrapassado, estas deverão ser despachadas e serão cobradas por isso. 

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros/bagagem

4. Guarde os itens indispensáveis nas malas de mão

Para casos de viagem com mais de uma mala, sugere-se que os principais documentos, como identidade e passaporte, e itens como carregadores de celular, notebooks e mudas de roupas, permaneçam na bagagem de mão. As bagagens despachadas correm o risco de sofrerem extravio, portanto, carregar esses itens essenciais na bagagem de mão pode prevenir contratempos no decorrer da sua viagem corporativa.

5. Check-in online

O check-in é a confirmação da presença do viajante no seu respectivo voo e pode ser realizado online alguns dias antes do embarque, através do site ou aplicativo da companhia aérea. Fazer o check-in antecipadamente reduz o tempo gasto no balcão da companhia aérea e garante uma economia de tempo no processo pré-embarque.

6. Chegue com antecedência

Ao chegar no aeroporto, o viajante precisa fazer alguns procedimentos antes da partida do voo, como o despacho da mala (se houver necessidade), a inspeção de segurança e o embarque. Esses processos podem ser relativamente demorados, principalmente quando o aeroporto estiver movimentado e com filas grandes. Deste modo, é conveniente que o viajante se programe e chegue com antecedência, a fim de evitar imprevistos e principalmente a perda do voo. Aconselha-se chegar ao aeroporto 2 horas antes do embarque para viagens nacionais e 4 horas antes para viagens internacionais.

7. Esteja atento às informações sobre o voo (status do voo)

É de extrema importância estar atento ao quadro de informações, visto que nele ficam agrupados dados como horário de saída do voo e portão de embarque. Caso haja alguma mudança de horário ou portão, ou até mesmo um cancelamento do voo, os quadros mostrarão as principais atualizações. Vale ressaltar que é ideal sempre conferir com um agente de aeroporto se as informações do telão estão corretas e estar atento aos avisos feitos por alto-falantes.

8. Inspeção

Ao se dirigir para o embarque o viajante passará por uma inspeção, tanto física quanto das bagagens. Para evitar problemas e perda de tempo, evite roupas que contenham metal e itens de metal nos bolsos, como moedas e chaves. Nas bagagens, evite objetos cortantes e itens classificados como artigos perigosos. Cabe ressaltar que para viagens internacionais não são permitidos, tanto na bagagem de mão quanto na mala despachada, frascos de líquidos com volume superior a 100ml.

Para mais informações de itens permitidos acesse o link: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/o-que-posso-transportar

9. Telefones importantes

No momento da viagem, é interessante que o viajante tenha salvos em seu celular números importantes como da agência de viagens, do hotel e também do cliente que será visitado. Ao longo da viagem e dos procedimentos no aeroporto, pode surgir a necessidade de contatá-los para coletar informações ou avisá-los de mudanças. Portanto, ter acesso fácil a esses contatos pode ser muito útil no processo da viagem.

10. Solicite corridas por aplicativo

Após a chegada ao destino, ainda é preciso realizar o trajeto até o hotel ou até o local da reunião. Para não tornar muito onerosa essa despesa, opte por serviços de aplicativo para reduzir o custo da viagem. Fique atento ao local de desembarque no aeroporto, pois geralmente os carros de aplicativos não podem parar nos mesmos lugares que os táxis locais.


Os potenciais imprevistos geram aborrecimentos e podem comprometer a continuidade da viagem. Assim, é fundamental que o viajante se atente aos mínimos detalhes para evitar problemas e garantir o sucesso da viagem.

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