A controladoria é o departamento responsável pela tomada de decisões estratégicas com o intuito de atingir uma estrutura organizacional, visando ao crescimento e desenvolvimento do negócio. Sendo assim, é fundamental a participação dessa área em agências de viagens corporativas, possuindo o papel de gerenciar os gastos de forma categórica e eficiente.
As atividades exercidas pela controladoria são um pilar de extrema importância dentro das empresas, tanto do turismo corporativo como do mercado em geral.
Quais são as vantagens da controladoria sob a gestão de viagens?
Dentre as inúmeras vantagens, podemos citar:
- Implementação de políticas voltadas aos colaboradores para organizarem e realizarem suas viagens de forma controlada;
- Gerenciamento das despesas com hospedagens, passagens aéreas;
- Gerenciamento de gastos extras, como transporte e alimentação.
Outra vantagem que podemos destacar seria o controle direto das despesas por via de relatórios, estabelecendo algumas regras a serem cumpridas. De acordo com a política de viagem da empresa, o monitoramento de gastos pode ser feito considerando origem e destino do trecho voado, nível hierárquico do colaborador, duração da viagem, entre outros fatores. Analisando todos os fatores que compõem a viagem, é possível determinar práticas para a melhor compra, a fim de reduzir custos e, consequentemente, não ultrapassar o limite do orçamento estabelecido para viajar.
Qual a solução ideal para ampliar a gestão de viagens dentro da sua empresa?
A controladoria é a grande responsável pelos resultados das viagens corporativas, analisando se todos os objetivos foram atingidos e se todo o budget foi usado de forma inteligente e consciente.
Uma das soluções para que essa gestão seja feita da melhor forma possível é a implantação de um OBT. O sistema de viagens oferece controle de orçamento detalhado por centro de custo, empresa de débito, relatório de gestão de despesas para que se tenha uma visão mais ampla dos custos.
Através do selfbooking, é possível obter uma logística mais avançada sobre o planejamento de viagens. Dessa forma, o gestor de viagens corporativas consegue ter uma visão analítica de quanto uma viagem corporativa custa de fato para a empresa, considerando todos os gastos envolvidos.
Com base nisso, a gestão se torna eficiente e eficaz, permitindo o maior aproveitamento do roteiro sem imprevistos em relação aos gastos.
Na Dynamic Travel, temos um departamento próprio de controladoria, o qual fica responsável pelo direcionamento e manutenção de todos os gastos e investimentos da agência. Porém, a controladoria não fica somente na agência. Aqui nós aprimoramos e elaboramos políticas de viagens do zero, e a controladoria tem participação ativa como consultora nessa etapa, informando pontos de melhoria nos processos e identificando economia de custos com viagens, de acordo com o perfil de cada cliente.