Gestão de Viagens: o que são ADMs aéreos e o que fazer para evitá-los?

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De acordo com pesquisas levantadas pela GBTA, as expectativas para as viagens corporativas em 2024 são altas, 60% dos compradores esperam mais viagens a negócios este ano. Com isso, os cuidados ao planejar uma viagem corporativa se tornam essenciais para uma experiência tranquila e segura, principalmente quando falamos sobre ADMs.

ADMs (Agency Debit Memos) aéreos são penalidades aplicadas pelas companhias aéreas quando há uma discrepância nos dados de vendas de passagens aéreas. Os ADMs podem ser emitidos por diversas razões e motivos, variando muito de acordo com as regras e políticas de viagens das linhas aéreas.

Quais são as principais e mais frequentes recorrências para a geração de um ADM?

Churning

O termo refere-se a penalidades geradas pelas companhias aéreas devido a quantidade excessiva de reservar refeitas para o mesmo passageiro, com a mesma data e mesmo destino sem sua emissão final.

Duplicidade/Segmento Redundante

As ADM’s aéreas geradas por duplicidade ou segmento redundante são emitidos pelas companhias aéreas quando há similaridade de segmentos em um itinerário de voo. Se os voos similares entre as reservas são domésticos, a companhia os catalogará como duplicados se a diferença na hora de saída entre eles for menor ou igual a 24 horas, enquanto que para voos internacionais são 120 horas. 

Chargeback  

As ADM’s geradas por chargeback são aquelas em que o pagamento do bilhete foi realizado por cartão de crédito e, por motivos maiores, há uma recusa dessa cobrança pelo titular do cartão. Esta ação faz com que a companhia aérea encaminhe a cobrança ao emissor do bilhete (agente de viagens), transformando-a em uma venda faturada e gerando a multa condizente com a ação.  

E quais são os procedimentos e políticas que as companhias aéreas adotam ao emitir ADMs para agências de viagens?

As companhias aéreas e outros fornecedores geralmente possuem procedimentos e políticas claras ao emitir ADMs para agências de viagens. Alguns dos procedimentos e políticas comuns incluem:

  • Estabelecer os requisitos e diretrizes para a emissão de bilhetes, incluindo prazos, formas de pagamento e políticas de cancelamento e reembolso;
  • Especificar as condições associadas às tarifas, como restrições de alteração, reembolso e taxas adicionais;
  • Definir os termos e condições contratuais entre a agência de viagens e o fornecedor, incluindo responsabilidades, obrigações e direitos;
  • Estabelecer os procedimentos para relatar e corrigir erros ou discrepâncias identificados durante o processo de reserva e emissão de bilhetes;
  • Determinar os prazos para a resolução de disputas e reclamações, visando garantir uma resposta oportuna e eficaz às questões levantadas pelas agências de viagens;
  • Exigir que as agências de viagens forneçam documentação e comprovação adequadas para apoiar suas transações e contestações, facilitando a análise e resolução de disputas.

 Aqui, na Dynamic Travel, contamos com consultores experientes e preparados para qualquer tipo de situação. Como nossos consultores já possuem anos de experiência e um nível de senioridade avançada, é fácil identificarem e orientarem aos solicitantes e viajantes os cuidados necessários para possam realizar sua viagem corporativa de forma 100% tranquila e segura. 

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