Início » Compra de passagens em operadoras de milhas

Compra de passagens em operadoras de milhas

As milhas aéreas surgiram com o intuito de fidelizar os clientes de uma companhia, dando-lhes vantagens na compra de passagens. Ao se cadastrar em um programa de milhagem, o viajante ganha milhas toda vez que fizer uma viagem pela companhia e, também, por ações com empresas parceiras. Assim, as milhas acumuladas podem ser usadas para obter descontos nas passagens ou, dependendo da quantidade, custear o valor integral.

Com o sucesso desses programas, surgiram no mercado empresas voltadas para o comércio de milhas. Assim, existem basicamente dois tipos de empresas nesse mercado: as que intermediam a compra e as empresas que compram as milhas. A primeira funciona como um marketplace, no qual você anuncia a quantidade e o valor das milhas que pretende vender e, havendo comprador, a empresa intermedia a negociação cobrando uma comissão. Já no segundo caso, as empresas compram milhas de pessoas físicas para comercializar passagens aéreas mais baratas em suas plataformas. Deste modo, as principais vantagens percebidas neste mercado, é a garantia de que o filiado não perderá suas milhas acumuladas, uma vez que elas possuem prazo de validade, e a oferta de passagens com custos menores.

Entretanto, é essencial se atentar a esse tipo de negócio, uma vez que para concretizá-lo é necessário entregar o login e a senha do programa em que faz parte, para a empresa compradora. Com seus dados em mãos, a empresa comprará a passagem com suas milhas e em seguida fará o pagamento. Este, será realizado após alguns dias da emissão do bilhete, variando o valor conforme o intervalo de dias.

Outro ponto de atenção é o fato dessa prática não ter uma regulamentação ou legislação específica. Assim, quando o viajante encontra problemas com a empresa, como atrasos no pagamento ou a compra de quantidade de milhas não acordadas, a resolução acaba sendo morosa e por vezes, insatisfatória.

Embora não seja ilegal, a comercialização de milhas é vetada nas cláusulas dos programas de fidelidades, podendo acarretar na exclusão do programa, além de transtornos no embarque como o cancelamento da passagem. 

Em suma, as operadoras de milhas podem ser uma boa alternativa para economizar e não perder milhas. Contudo, faz-se necessário muita atenção ao negociar com essas empresas. Devido aos riscos citados anteriormente, a negociação se torna arriscada, uma vez que seus dados são expostos e não há nenhuma regulamentação em que você possa se amparar.

 

Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *