A pandemia do covid-19 forçou as empresas a adaptarem seus modelos de negócios, em decorrência de fatores macroambientais ocasionados pelas restrições impostas. Dentre estas, a quarentena obrigou as empresas a repensarem o seu modelo de trabalho e, sem muita saída, tiveram que se adequar rapidamente e optarem por modelos em formato híbrido ou 100% home office.
Segundo um estudo realizado pelo Google Workspace em parceria com a consultoria IDC Brasil, em 2022, mais da metade (56%) das empresas brasileiras adotaram o modelo de trabalho híbrido. Assim, nota-se que, passado o tempo de restrições, o formato híbrido mostrou-se vantajoso e continuou sendo adotado pelas empresas, transformando-se em uma realidade no mundo corporativo.
O que é e como funciona esse modelo de trabalho?
O modelo de trabalho híbrido permite que os colaboradores de uma empresa alternem entre o trabalho remoto e o presencial. Esse modelo está alinhado à cultura Work From Anywhere, isto é, à ideia de que o colaborador pode exercer suas funções além da sede da empresa ou de sua casa, mas de qualquer lugar que atenda às suas necessidades, como um co-working, uma cafeteria, a casa um de um amigo e assim por diante.
Não existe um padrão único aplicado pelas organizações. Assim, há modelos em que o colaborador comparece à sede uma, duas ou três vezes na semana, ou apenas em casos específicos, como reuniões com clientes e fornecedores.
Pontos positivos do modelo híbrido
Segundo um estudo realizado recentemente pelo Great Place to Work, 64,7% dos trabalhadores preferem o trabalho híbrido. Para estes, esse modelo de trabalho se reflete em flexibilidade, já que permite conciliar com maior facilidade a vida profissional com a pessoal.
Além disso, economiza horas semanais que seriam gastas desnecessariamente com transporte público, diminuindo o desgaste e resultando em um colaborador mais saudável, produtivo e motivado.
Para as empresas, esse formato de trabalho impacta de forma muito positiva na retenção de talentos, visto que o modelo é cada vez mais apreciado e desejado. Esse aspecto torna-se de grande valia para as organizações, já que ter colaboradores motivados e engajados é a chave para o crescimento e a evolução do todo. Além disso, o modelo híbrido reflete diretamente na redução de custos com grandes escritórios e transporte.
Cabe ressaltar que o modelo híbrido se destaca fortemente com relação ao 100% remoto, já que a interação presencial das equipes é de extrema importância e garante times mais alinhados.
Aqui na Dynamic valorizamos a qualidade de vida dos nossos colaboradores e acreditamos na importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Entendemos que, para um amplo desenvolvimento, o bem-estar deles é fundamental. Em vista disso, adotamos de vez o modelo híbrido de trabalho, o qual possibilita a produtividade e o conforto do home office unidos ao contato humano e a sinergia entre as equipes nos dias presenciais.
Para simbolizar nossa adoção ao modelo híbrido, presenteamos nossos colaboradores com pares de meias que serão como nossos “uniformes” e acompanharão nossos Dynamicrs nos locais de trabalho de sua preferência.