
Os investimentos em viagens corporativas continuam em alta impulsionados pelo aumento dos negócios presenciais e pela busca por conexões mais estratégicas entre empresas. Mas, com o aumento do volume de viagens, cresce também a necessidade de controlar custos e elevar a eficiência da gestão.
Neste artigo, você vai descobrir como transformar despesas de viagem em investimento inteligente, com dados atualizados do mercado, insights práticos, tabelas de apoio e um checklist de ações reais para reduzir gastos sem comprometer a performance.
Ao final, entenderá como a Dynamic Travel, referência em gestão de viagens corporativas, ajuda empresas a alcançarem uma gestão mais estratégica, econômica e previsível.
Viajar a trabalho é uma realidade cada vez mais presente nas empresas brasileiras, seja para reuniões, eventos, feiras ou negociações estratégicas. No entanto, com o aumento do volume de deslocamentos, os custos com viagens corporativas, na maioria das empresas que possuem essa necessidade, representam uma das principais linhas de despesa nos orçamentos empresariais.
De acordo com dados do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela FecomercioSP e da ALAGEV, o mercado de viagens corporativas movimentou 71 bilhões no primeiro semestre de 2025, 7,4% maior que o mesmo período do ano anterior. Só em junho, o movimento foi de 12,6 bilhões, com 4,7% superior ao do mesmo mês em 2024.
A GBTA (Global Business Travel Association) projeta que o setor alcance globalmente US$ 1,57 trilhão até o final de 2025.
Esses números reforçam o quanto a gestão estratégica de viagens corporativas é essencial, não apenas para controlar custos, mas também para garantir eficiência, visibilidade e rentabilidade. Afinal, quando bem gerida, a política de viagens pode transformar despesas inevitáveis em investimentos inteligentes.
Objetivo deste artigo:
Neste guia, você vai entender como estruturar uma gestão de viagens sólida e eficaz, capaz de reduzir custos sem comprometer a qualidade. Ao final, você terá acesso a um checklist prático com ações reais para aplicar imediatamente em sua empresa.
- Por que investir na gestão estratégica de viagens corporativas?
- Como reduzir custos em viagens corporativas sem comprometer a qualidade?
- Sua empresa planeja as viagens com antecedência suficiente?
- A política de viagens da sua empresa é clara e aplicada de forma consistente?
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- Sua empresa negocia de forma inteligente com fornecedores?
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- Sua empresa utiliza tecnologia para solicitar, controlar e analisar viagens?
- Sua empresa incentiva uma cultura interna de economia?
- Guia rápido para reduzir custos em viagens corporativas em 2026
- Como reduzir custos em viagens corporativas sem comprometer a qualidade?
Por que investir na gestão estratégica de viagens corporativas?
Muitas organizações ainda tratam as viagens como um processo operacional, mas, na prática, elas exigem uma gestão de alto nível.
Afinal, bilhetes não utilizados, reservas de última hora, políticas não seguidas e falta de negociação centralizada, podem representar de 15% a 25% dos gastos totais com viagens.
Como reduzir custos em viagens corporativas sem comprometer a qualidade?
A seguir, você encontrará estratégias práticas e comprovadas que ajudam empresas a economizar e ter mais controle sobre o orçamento de viagens.
Sua empresa planeja as viagens com antecedência suficiente?
Caso a sua empresa não possui viagens urgentes de última hora, planejar com calma e atenção é um dos primeiros passos para reduzir custos de maneira significativa.
Para empresas que possuem recorrência de demandas e motivos de deslocamentos emergenciais, a estratégia da antecedência pode ser “substituída” pela adesão maior de acordos corporativos, ou seja, caso a empresa tenha um volume considerável de viagens emergenciais, a agência de viagens corporativas analisa e entende o perfil, característica e volume dessas solicitações, comunicando potenciais fornecedores para prover tarifas diferenciadas sobre as viagens acionadas de última hora.
Informação útil: A Dynamic Travel consegue ter uma leitura rápida do comportamento de viagens de seus clientes. A TMC possui uma base de dados completa, tecnologia e sistemas de gestão para análise precisa de informações de consumo comparando com o mercado. Além da tecnologia, a Dynamic Travel possui profissionais com know-how para avaliar ponto a ponto e prover ações de oportunidades para redução de custos em viagens corporativas. Uma dessas ações é a negociação estratégica com fornecedores.
A política de viagens da sua empresa é clara e aplicada de forma consistente?
Uma política de viagens eficaz vai além de definir regras de reembolso ou limites de gastos. É necessário fazer uma revisão em alguns critérios-chave.
Dica de gestão: mantenha a política viva! Comunique-a de forma contínua em manuais, treinamentos e canais internos, garantindo que todos os colaboradores compreendam e apliquem as regras de forma consistente.
Sua empresa negocia de forma inteligente com fornecedores?
Negociação de tarifas é uma das estratégias mais diretas de redução de custos.
Através da análise do comportamento de consumo, é possível obter tarifas acordo com companhias aéreas, redes hoteleiras e locadoras.
| Categoria de fornecedor | Exemplos de estratégias de negociação |
| Hotéis | Consolidar hospedagens em parceiros preferenciais (ou perto de locais estratégicos, como unidades, eventos, parceiros, clientes etc). Possibilidade de upgrades gratuitos ou serviços de valor agregado. *Para negociação é avaliado volume de roomnights, |
| Companhias aéreas | Acordos corporativos (por volume e trechos mais utilizados). Além de benefícios adicionais como: embarque prioritário, acesso ao lounge ou salas VIPs, upgrades de classe ou assento. (Existem benefícios para viajantes corporativos que possuem programas de milhas com companhias aéreas, para mais informações clique aqui. |
| Locadoras | Acordo que visa facilidade de retirada segura dos veículos sem apresentação do cartão de crédito para bloqueio de caução do colaborador, flexibilidade em quilometragem |
Dica: A Dynamic Travel realiza esse mapeamento proativamente para seus clientes, identificando fornecedores-chave e ajustando acordos conforme o comportamento de compra.
É importante ressaltar que, é de extrema necessidade monitorar periodicamente a aplicação dos acordos corporativos vigentes.
Sua empresa utiliza tecnologia para solicitar, controlar e analisar viagens?
Sistemas de reserva para viagens corporativas são indicadas para centralizar solicitações e permitir uma experiência de compra melhor para gestores, solicitantes e viajantes.
Portanto, algumas empresas não conseguem concentrar todos os pedidos dentro de um único sistema. E existem diversos fatores para isso, como: canal de preferência, como: WhatsApp, Slack, Teams, ou em situações emergenciais fora do horário comercial, e entre outros.
Mas, não concentrar tudo dentro da mesma plataforma não significa falta de controle. Por isso, a TMC fica responsável por manter todas as informações organizadas por canal de comunicação em seu sistema de backoffice, garantindo relatórios precisos. Claro que, existe a possibilidade de registrar as solicitações feitas em outros canais de forma retroativa dentro do sistema. Isso fica a critério do próprio cliente e da sua política de viagens.
Sua empresa incentiva uma cultura interna de economia?
Economizar em viagens não é apenas uma questão de processo, é comportamental.
Promover campanhas internas, reconhecimento de boas práticas e metas de economia pode gerar resultados expressivos.
Exemplo: Algumas empresas criam rankings de colaboradores ou fazem gamification com os que mais economizaram em reservas, premiando equipes que seguem 100% das políticas.
Guia rápido para reduzir custos em viagens corporativas em 2026
| Etapa Estratégica | Ação Recomendada | Impacto Direto | Dica Prática / Exemplo |
| 1. Planejamento Organizado com Antecedência | Avaliar motivo, necessidade e grau de urgência da viagem | Redução de até 30% nos custos gerais de deslocamento. | Organizar com certa antecedência viagens que possuem datas marcadas para acontecer (ex: eventos que tem suas datas divulgadas previamente) |
| 2. Política de Viagens Atualizada | Revise e comunique regras com clareza (limites, processos e exceções). | Aumenta a aderência e previsibilidade de gastos. | Investir na capacitação, comunicação de política e suas atualizações. Além de ter um espaço para treinamentos, em caso de políticas mais complexas. |
| 3. Negociação Estratégica com Fornecedores | Aderir acordos corporativos com companhias aéreas, hotéis e locadoras. | Tarifas acordo com valores e benefícios adicionais. (Avaliação com base em volume por trecho, roomnights, quilometragem e etc) | Possuir uma base de informações que reflita a realidade do comportamento de compra com indicadores-chave para estabelecer acordos. |
| 4. Tecnologia e Visibilidade Financeira | Uma das alternativas é a implantação de sistema de reserva (OBT), ter acesso a B.I. e facilidade de relatórios para informações íntegras de gestão. | Análises precisas e sem dores de cabeça. | Utilize essas tecnologias para identificar possíveis gaps, problemas, desvios de política, comportamento equivocado de compra, etc. |
| 5. Cultura e Engajamento dos Viajantes | Criar programas de incentivo para quem economiza ou respeita a política. | Economia contínua e maior comprometimento. | Premiar os colaboradores com benefícios, viagens de incentivo, vouchers, reconhecimento e dentre várias outras iniciativas para reforçar a cultura de comprometimento e engajamento organizacional. |
| 6. Controle de Custos Regionais | Estabelecer valores-teto de hospedagem e alimentação por cidade, nível hierárquico etc. | Reduz gastos excessivos e cria níveis de referência. | Exemplo: São Paulo até R$ 750/noite; Curitiba até R$ 420/noite. *valores hipotéticos |
| 7. Alternativas de Deslocamento e Estadia | Avalie trem, rodoviário, ou outros meios de hospedagem como flat/apart-hotel, Airbnb for work em estadias longas. | Redução de até 30% em custos de mobilidade. | Exemplo: Viagens superiores a uma semana podem ser realocadas em hospedagens long stay. |
| 8. Monitoramento e Métricas de Desempenho | Acompanhe relatórios mensais e obtenha indicadores de performance. | Identifica oportunidades de ajuste e economia. | Recomendação: Ter a Dynamic Travel para analisar e prover oportunidades de economia e ganhos estratégicos na gestão de viagens. |
| 9. Revisão Pós-Viagem e Melhoria Contínua | Faça reuniões de análise após grandes deslocamentos. | Melhoria contínua e aprendizado organizacional. | Avaliar pontos positivos e negativos do processo, aplicar correções na política constantemente e comunica-las para toda a cadeia. |
Gerir viagens corporativas com inteligência é muito mais do que encontrar passagens baratas, é entender o comportamento de consumo, negociar estrategicamente e usar tecnologia a favor da empresa.
Com 20 anos de experiência, a Dynamic Travel é referência em gestão de viagens e eventos corporativos. A TMC une prestação de serviços com atendimento humanizado e tecnologia para seus clientes.
A Dynamic Travel apoia empresas em todos os estágios do processo de gestão de viagens, desde a elaboração ou manutenção da política de viagens à entrega e análise de indicadores relevantes para o seu negócio.
Em um cenário onde cada detalhe importa, contar com uma TMC que tenha know-how e segurança como a Dynamic Travel é a diferença entre gastar e investir em viagens corporativas.



