Quase todos os viajantes já passaram pela experiência de cansaço e sonolência após uma longa viagem, considerada uma sensação desconfortável para aqueles que possuem algum compromisso importante. Conhecido em termos médicos como “dissincronose”, o jet lag é uma condição temporária causada pela mudança de horários externos e fusos horários em viagens muito longas, resultando na alteração brusca do metabolismo humano.
Realizar viagens a lazer ou a negócios exige muita organização, não só com documentos, malas ou itens necessários para a viagem, mas também em relação à mente e ao corpo, para que transtornos como o jet lag sejam evitados.
Por que o jet lag ocorre?
O sono, normalmente, é ajustado de acordo com o cotidiano. Quando a pessoa não pode ou não consegue descansar entre esses horários, a consequência disso é o desalinhamento do ciclo circadiano (alternância entre estar acordado e dormindo), alterando a atividade física, química e psicológica do organismo, o que pode causar insônia ou sonolência excessiva.
O principal motivo é o cruzamento entre três ou mais fusos horários, fazendo com que o ciclo biológico de 24 horas mude bruscamente e o passageiro chegue ao seu destino com o sentimento de fadiga e cansaço, vivenciando o famoso jet lag.
Quais são os principais sintomas?
As queixas mais comuns envolvendo o distúrbio jet lag são: alteração do sono, mal-estar, fadiga, diminuição da função cognitiva e dores gastrointestinais. Mas também são observados:
- Dores no corpo e na cabeça;
- Insônia;
- Variação de humor;
- Irritação na pele;
- Sensação de tontura;
- Falha momentânea de memória;
- Sensação de enjoo;
- Redução do apetite.
Confira algumas dicas para evitar
Para que essa situação não atrapalhe dois ou três dias de sua viagem, confira algumas dicas para evitar o jet lag:
- Evite bebidas alcoólicas e tome bastante água e suco, ou seja, ingira bebidas que fazem o efeito de sonolência passar;
- Procure ingerir alimentos leves e frescos, como queijo, ovos e peixe;
- Tente se adaptar ao fuso horário do destino já no percurso! Se o pouso for de manhã, procure dormir no voo para se sentir disposto ao longo do dia. Caso contrário, mantenha-se entretido para dormir quando pousar;
- Se tiver dificuldade para dormir, consulte um médico e peça indicações de remédio para pegar no sono com mais facilidade;
- É aconselhado se movimentar durante o voo! Caminhe pelo avião para manter a boa circulação sanguínea;
- Organize-se! Os sintomas do jet lag podem ser causados pelo estresse pré-viagem, com isso uma boa organização é fundamental para que o viajante não sinta as consequências desse distúrbio.