A relação entre o meio ambiente e o mundo corporativo é algo fundamental para o mundo dos negócios, visto que a natureza fornece os principais insumos, se não todos, para o funcionamento das organizações. Porém, essa relação nem sempre foi harmônica. Com foco apenas no lucro, as empresas não se importavam com as consequências ambientais das suas práticas e adotavam medidas que visavam pouco à conservação do meio ambiente.
Segundo um estudo realizado pelo IBGE, o Brasil é o 4º país no ranking de emissões de poluentes na atmosfera entre 1850 e 2021. De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), 44% das emissões nacionais são causadas pelo desmatamento, sendo que 90% desse desmatamento é ilegal. Além disso, conforme dados divulgados pelo Banco Mundial, mais de 2,4 toneladas de plástico são descartadas de forma irregular em nosso país.
Felizmente, o assunto responsabilidade ambiental tem ganhado cada vez mais espaço dentro da esfera pessoal e também no âmbito corporativo. A implementação da visão ESG (Environmental, Social and Governance) tem levado não só as empresas, mas todos os stakeholders, a uma reflexão quanto às suas práticas que podem impulsionar, ou não, a conservação do meio ambiente.
O que é responsabilidade ambiental?
Responsabilidade ambiental é um conjunto de ações, coletivas ou individuais, que buscam preservar o meio ambiente e garantir um desenvolvimento mais sustentável do nosso planeta. Ou seja, visa atender às necessidades da nossa geração atual sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.
No meio corporativo, a gestão ambiental acontece através do planejamento e das estratégias administradas pela empresa, interna e externamente, para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no meio ambiente pelas suas atividades e assegurar que essa empresa esteja em conformidade com as leis ambientais.
Qual a importância para uma empresa?
Ultimamente, as pautas ambientais estão tomando grande espaço nas discussões de grandes órgãos internacionais. A conscientização da população mundial sobre as principais questões está disseminando movimentos ambientais e gerando grandes pressões em prol da responsabilidade ambiental. Em vista disso, as empresas são cobradas por ações ecologicamente corretas, uma vez que são as principais responsáveis pelos impactos ambientais do planeta.
Em decorrência dessa grande repercussão, as organizações que se preocupam e adotam medidas ambientalmente corretas possuem uma posição de destaque no mercado. Uma pesquisa realizada pela União para o BioComércio Ético (UEBT) evidenciou que 80% dos brasileiros consideram importante consumir produtos de empresas que fazem uso responsável dos recursos naturais. Já 79% declararam que se importam com a origem dos ingredientes de produtos que consomem e 92% preferem empresas que adotem políticas de respeito ao meio ambiente e a biodiversidade. Além disso, essas medidas tornam-se ainda mais vantajosas, uma vez que ajudam a mitigar riscos e reduzir custos.
Nota-se, então, que a responsabilidade ambiental deve ser um ponto intrínseco à estratégia das organizações, visto que tal responsabilidade deixará de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito para estar no mercado.
Medidas ambientalmente responsáveis
Pensando nisso, separamos algumas medidas de responsabilidade ambiental que podem ser colocadas em prática:
Descarte correto de lixo eletrônico
Segundo o estudo Global E-Waste Monitor, realizado pela Organização das Nações Unidas em 2020, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina. Esses eletrônicos, quando descartados de maneira incorreta, provocam muitos riscos, visto que contêm metais tóxicos que podem causar doenças e também a contaminação do solo.
Portanto, a valorização da manutenção regular dos equipamentos por parte das empresas pode diminuir o descarte em excesso desses eletrônicos. Ainda assim, quando houver a necessidade de realizar o descarte, este deve ser feito em um centro de triagem, onde será separado e reutilizado na produção de outros eletrônicos.
Criar um programa de reciclagem
Muitos materiais são consumidos e descartados em grande quantidade no dia a dia de um escritório, como papéis e copos descartáveis. Desse modo, criar uma cultura de reciclagem nos ambientes corporativos é um ótimo primeiro passo para iniciar a prática sustentável na empresa. É ideal que existam locais sinalizados para a separação correta dos lixos, com cestos dedicados a cada categoria de material, sendo eles papéis, plástico, vidro e metais. Além disso, através de campanhas internas a empresa pode incentivar os funcionários a estender essa prática de reciclagem em suas casas.
Compras e parcerias conscientes
A escolha dos materiais adquiridos e as relações de parceria feitas pela empresa também podem ser realizadas através da consciência ambiental. Isso acontece quando o setor de compras valoriza fornecedores que procuram realizar seus processos com o mínimo de impacto ambiental possível e também realizam a compra de materiais duráveis e biodegradáveis.
Flexibilização do trabalho
A implementação do home office ou do sistema híbrido de trabalho, além de reduzir gastos para a empresa, permite que os colaboradores gastem menos tempo com descolamento, diminuindo a quantidade de veículos em circulação. Essa redução impacta diretamente na redução da emissão de carbono e outros poluentes na atmosfera.
Calcular a pegada de carbono
A pegada de carbono é uma metodologia usada para medir a emissão de gases do efeito estufa das atividades de um indivíduo ou de uma organização. Assim, para medir o impacto ambiental de uma empresa e, a partir disso, definir um plano de ação que resulte em uma boa estratégia de política ambiental, é fundamental que se calcule a pegada de carbono.
Energia
O uso inconsciente da energia elétrica gera grandes impactos nos recursos hídricos e na emissão de gases de efeito estufa. Em vista disso, utilizar métodos que reduzam o consumo de energia, como lâmpadas de LED e sensores de iluminação, e fontes de energia sustentáveis, como painéis solares, são as melhores alternativas para reduzir estes impactos ambientais, através do uso consciente da energia.
Educar os stakeholders
Um papel muito importante que a empresa pode desenvolver é educar e incentivar todos os envolvidos na organização sobre a valorização e a prática da responsabilidade ambiental. Através de ações internas e comunicados recorrentes sobre o assunto, a empresa consegue levar uma cultura responsável para muito além da empresa.
Em suma, fica claro que as questões ambientais são de grande importância, uma vez que o meio ambiente nos fornece insumos para nossas atividades e, por meio dele, garante-se a sobrevivência da humanidade e também dos negócios. Assim, evidencia-se a relevância do cuidado do planeta e da adoção de estratégias que combinem o modelo de corporativo e o meio ambiente, tornando o negócio mais sustentável e eficiente.
A Dynamic Travel, desde sua criação, estruturou uma política ambiental em conformidade com as principais exigências e com o seu modelo de negócio. Somos signatários do Pacto Global da ONU e possuímos uma certificação de redução de energia elétrica em nossos computadores. Seguindo os princípios ESG, prezamos pelo desenvolvimento sustentável do negócio, envolvendo todos os stakeholders e estimulando-os a seguir o mesmo caminho. Entendemos que a responsabilidade ambiental não está apenas na intenção, mas, principalmente, na concretização das práticas e na estimulação delas. Assim, a Dynamic Travel busca em seu modelo de negócio proporcionar harmonia entre o meio ambiente e a agência.
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Flexíveis e dinâmicos, a Dynamic Travel presta assessoria em viagens corporativas para empresas com foco em redução de custo e experiência do viajante a mais de 16 anos.