As principais atualizações do mês de julho do mercado de viagens corporativas

2 min de leitura
Mulher apontando para um quadro branco escrito: as principais atualizações do mês de julho do mercado de viagens corporativas.

Com o intuito de manter seus leitores sempre bem-informados, a Dynamic Travel publica regularmente, em seu site, as principais atualizações do Brasil e do mundo relacionadas às viagens corporativas.  

Confira a seguir o compilado de todas as matérias publicadas no mês de julho.

Para receber em primeira mão todas as notícias, inscreva-se em nossa newsletter clicando aqui.  


Brasil em evidência: mobilidade internacional e avanços sustentáveis

Segundo o Henley Passport Index 2025, o passaporte brasileiro ocupa a 16ª posição entre os mais poderosos do mundo. Isso significa que cidadãos do Brasil têm acesso facilitado a 170 países, sem a necessidade de visto prévio, uma conquista que destaca o país entre as 20 nações com maior liberdade de mobilidade internacional.

O ranking, elaborado com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), também revela que o Brasil divide essa colocação com Argentina e San Marino. O fortalecimento do passaporte reflete avanços em acordos de isenção, como o recém-assinado com a China, além de negociações em andamento com países da África e do Oriente Médio.

Sustentabilidade reconhecida nos aeroportos brasileiros

Enquanto o passaporte brasileiro facilita o acesso a outros países, nossos aeroportos também ganham destaque, desta vez, pela responsabilidade ambiental. Cinco terminais administrados pela Vinci Airports foram premiados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por iniciativas sustentáveis que contribuem para uma aviação mais consciente e eficiente.

Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC) foram reconhecidos no Programa Aeroportos Sustentáveis, que avalia a gestão ambiental com base em três eixos: Sociedade (governança e engajamento social), Insumos (consumo de energia, água e geração de resíduos) e Externalidades (emissões e ruídos gerados pelas operações).

Dentre os destaques:

  • Salvador foi premiado nos eixos Sociedade e Insumos, na categoria de terminais com mais de 5 milhões de passageiros ao ano.
  • Manaus também se destacou no eixo Insumos.
  • Já os aeroportos de Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco brilharam no eixo Externalidades, entre os terminais com até 1 milhão de passageiros por ano.

Desde que assumiu a operação no país em 2018, a Vinci Airports vem implementando um plano robusto de sustentabilidade. Entre as ações, estão: uso exclusivo de energia renovável, gestão de resíduos com meta de “zero aterro”, tratamento de efluentes sem descarte ambiental e certificações como a ISO 14001 e ACA 4+, voltada à redução de emissões de carbono.

Fonte: Jovem Pan e Mercado & Eventos

(Publicado em: 25/07/2025)


Air Canada e ITA Airways firmam codeshare e abrem novas possibilidades de viagem

Quantos itinerários serão integrados com a nova parceria?

Com o acordo, os passageiros passam a contar com mais de 30 itinerários integrados, com conexões facilitadas entre os dois continentes. A parceria cobre rotas dentro da Itália, América do Norte, África e Oriente Médio, incluindo cidades como Catania, Bari, Florença, Cairo, Argel e Tirana (algumas ainda sujeitas à aprovação governamental).

As vendas dos bilhetes já estão disponíveis e a operação em codeshare terá início em 21 de julho de 2025. A Air Canada adicionará seu código “AC” em dez voos operados pela ITA Airways com saída de Roma-Fiumicino, enquanto a ITA aplicará o código “AZ” em dez rotas da Air Canada com origem no hub de Toronto Pearson.

Outro destaque da parceria é a futura integração dos programas de fidelidade das duas companhias, permitindo que os passageiros acumulem e resgatem milhas em ambas as redes, ampliando os benefícios e oferecendo mais flexibilidade para quem viaja com frequência.

Fontes: Brasilturis e Panrotas

(Publicado em: 18/07/2025)


Alterações e cancelamentos em voos na Europa e no Brasil

Nos dias 6 e 7 de julho, o Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, terá pousos e decolagens suspensos devido à realização da cúpula do BRICS.

Por questões de segurança, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) estabeleceu uma área de exclusão aérea de 10 km ao redor do local da cúpula.

Greve na França pode impactar voos nos dias 3 e 4 de julho

Controladores de tráfego aéreo na França anunciaram greve para os dias 3 e 4 de julho, o que deve causar atrasos e cancelamentos em voos que passem pelo espaço aéreo francês.

Além dos voos com origem e destino na França, também serão afetados os voos de sobrevoo que atravessam o país em direção a destinos como Espanha, Portugal, Bélgica, Marrocos e outros locais populares entre os turistas brasileiros e latino-americanos.

autoridade de aviação civil francesa solicitou às companhias aéreas que reduzam:

  • 25% dos voos nos aeroportos de Paris;
  • 50% das partidas de Nice, Bastia e Calvi;
  • 30% das partidas de Lyon, Marselha, Montpellier, Ajaccio e Figari.

Fontes: Brasilturis e Panrotas

(Publicado em: 02/07/2025)

Rolar para cima