As principais atualizações de março sobre o mercado de viagens corporativas

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Com o intuito de manter seus leitores sempre bem-informados, a Dynamic Travel publica regularmente, em seu site, as principais atualizações do Brasil e do mundo relacionadas às viagens corporativas.  

Confira a seguir o compilado de todas as matérias publicadas no mês de março.  

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Incêndio em Heathrow afeta operações de voos ao redor do mundo

O principal aeroporto internacional de Londres, o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo, estará fechado nesta sexta-feira (21) devido a um incêndio que afetou uma estação de energia do terminal.

Na madrugada de quinta-feira (pelo horário de Brasília), um incêndio começou no aeroporto, deixando-o sem energia e afetando as operações do Heathrow. Estima-se que o terminal permanecerá fechado até às 23h59 do dia 21 de março.

Segundo o serviço de rastreamento de voos FlightRadar24, cerca de 1.350 voos foram afetados. Com o fechamento do Heathrow, diversos voos ao redor do mundo foram cancelados e rotas foram alteradas para outros aeroportos de Londres, como Gatwick, e para outros terminais na Europa, como o Charles de Gaulle, em Paris, na França.

A principal companhia aérea britânica, British Airways, orientou que os passageiros não compareçam ao aeroporto até novos avisos. Já a Virgin Atlantic relatou que todos os seus voos foram cancelados até a próxima segunda-feira (24).

Fonte: G1 e Band Jornalismo

(Publicado em: 21/03/2025)


Anac suspende operações da Voepass

Informamos que, no início da madrugada desta terça-feira (11), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, em caráter provisório, as operações da Voepass Linhas Aéreas (formada pela Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas).

A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos.

Aos nossos clientes,

Orientação LATAM

Os clientes com passagens do codeshare da LATAM com a Voepass que tenham tido voos cancelados por essa medida poderão adotar as seguintes mudanças de suas reservas diretamente na seção Minhas Viagens, no site latam.com:

• Alteração do voo sem multa e diferença tarifária, sujeito à disponibilidade da mesma cabine e dentro da validade da passagem aérea. Para as rotas em que houver operação com voos LATAM, os passageiros serão acomodados nestes voos. Nos demais casos, poderão ser acomodados em voos de outras companhias aéreas;

• Reembolso integral da passagem aérea sem multa.

      (Publicado em: 11/03/2025) 


      Greve afeta voos na Alemanha nesta segunda-feira

      Informamos que, nesta segunda-feira, uma greve convocada pelo Sindicato Verdi causou um grande impacto no tráfego aéreo da Alemanha, afetando mais de meio milhão de passageiros. Segundo a associação de operadoras dos aeroportos do país, a ADV, cerca de 510.000 pessoas foram afetadas pela greve e mais de 3.400 voos foram cancelados.

      A paralisação afetou pelo menos 13 aeroportos da Alemanha, incluindo Frankfurt, Munique, Colônia/Bonn, Düsseldorf, Dortmund, Hannover, Bremen, Hamburgo, Berlim e Leipzig-Halle. Segundo informações da agência de notícias Reuters, a greve pode impactar as verificações de segurança dos viajantes e tem duração prevista de 24 horas.

      O Aeroporto de Frankfurt alertou que interrupções significativas podem ocorrer e solicitou que os passageiros “verifiquem com as suas companhias aéreas o status do voo antes de irem ao aeroporto”.

      A Lufthansa informou que haverá atrasos e cancelamentos em todos os voos da companhia com saída e chegada nos aeroportos afetados pela greve, segundo comunicado da agência DW.

      Fontes: O Antagonista e Poder 360

      (Publicado: 10/02/2025)


      Latam implementa soluções tecnológicas para otimizar a experiência de viagem dos passageiros

      A Latam implementou uma solução tecnológica inovadora no Brasil, permitindo que os passageiros utilizem o cartão de embarque físico ou digital para acessar alimentação em restaurantes selecionados nos aeroportos, em casos de voos cancelados ou com atraso superior a duas horas.

      O objetivo dessa iniciativa é eliminar a necessidade de filas para a retirada de vouchers (cupons) de alimentação, proporcionando maior comodidade aos passageiros impactados pela reprogramação dos voos. A solução está disponível em 8 aeroportos no Brasil e 12 no exterior, incluindo:

      Brasil: Guarulhos, Congonhas, Brasília, Galeão, Confins, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

      Exterior: Lima, Arequipa, Cusco, Santiago, Iquique, Calama, La Serena, Concepción, Puerto Montt, Punta Arenas, Antofagasta e Madri.

      Além disso, a companhia implementou uma nova ação nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Brasília, na qual os passageiros em situação de contingência de voos noturnos com duração superior a seis horas recebem, por e-mail (e em breve também por WhatsApp), informações sobre opções de transporte e hospedagem.

      A Latam também tem adotado diversas tecnologias para facilitar a rotina de viagens dos passageiros, como:

      Site mais inteligente: o cliente pode armazenar todas as suas informações de cadastro para agilizar futuras compras. Contudo, passageiros não cadastrados também conseguem realizar a compra e obter o comprovante de finalização para download.

      Check-in automático: após a compra da passagem aérea, o cliente recebe seu cartão de embarque virtual, que permite acompanhar alterações na rota, data, horário e portão de embarque, com atualizações dinâmicas. Mais de 80% dos passageiros domésticos no Brasil utilizam essa funcionalidade, resultando em uma redução de até 20 minutos no tempo de espera e atendimento nos aeroportos.

      Latam Wallet: os créditos de pontos e reembolsos são armazenados na carteira virtual da Latam e podem ser usados a qualquer momento para adquirir novos produtos e serviços. Na carteira, também é possível acessar uma nova experiência no Latam Pass, o programa de fidelidade da companhia aérea.

      Despacho automático de bagagem: os totens de autoatendimento estão disponíveis nos aeroportos de Florianópolis, Brasília, Galeão, Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Fortaleza, Confins (Belo Horizonte) e Vitória. Em 2023, 56% do total de bagagens despachadas nesses aeroportos foram realizadas de forma autônoma.

      Google Wallet: os bilhetes da LATAM podem ser armazenados nesta ferramenta, facilitando o acesso ao documento e agilizando o embarque nos aeroportos.

      Antecipação e postergação de voo: o cliente pode antecipar ou adiar seu voo no mesmo dia, diretamente no site ou no aplicativo da Latam. Para isso, basta acessar “Minhas Viagens” entre 24h e 1h40 antes do voo, seja doméstico ou internacional. Anteriormente, essa função estava disponível apenas no balcão da companhia nos aeroportos.

      Chat para alterações de voos: o cliente pode realizar, de forma online e diretamente com um agente da LATAM, as alterações de voos afetados por condições meteorológicas adversas ou contingências nos aeroportos, assim como corrigir eventuais erros gerados no site da LATAM, por exemplo.

      WhatsApp: o cliente tem acesso facilitado à ferramenta, seja pelo celular ou pelo site, recebendo orientações rápidas para dúvidas frequentes ou podendo falar diretamente com um atendente.

      Fonte: Latam Airlines

      (Publicado em: 07/03/2025)

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